quinta-feira, 19 de maio de 2011

A história da calça

Calça bufante de Paul Poiret
A calça surgiu a muito, muito tempo atrás, para o uso exclusivo dos homens, mas por volta de 1909 as coisas começaram a mudar, quando em um desfile, o estilista Paul Poiret escandalizou lançando uma calça pantalona bufante para mulheres, que não virou hit, foi usada apenas pelas atrizes mais ousadas da época, mas declarou o começo de uma revolução.
No inicio da Primeira Guerra Mundial, enquanto os homens da casa iam para a guerra, a mulher ganhou uma maior independência e começou a trabalhar fora de casa, praticar esportes e ir para onde quisesse, e então a Chanel percebeu que as roupas da época não eram apropriadas pra essa nova fase das mulheres, e lançou uma calça parecida com a de marinheiros, larga e confortável para trabalhar.

Em 1930 a atriz Marlene Dietrich surpreendeu no filme Morocco, usando chapéu e um terno masculino em cenas sensuais. E, um pouco depois, durante a Segunda Guerra, a estilista Elsa Schiaparelli criou o primeiro conjunto abrigo(com calça pantalona curta) para mulheres, oque se tornou indispensável na época.

Conjunto abrigo à esquerda e Marlene Dietrich em Morocco à direita


Com o fim da Guerra as mulheres ganharam uma liberdade que as deixaram loucas por novidades, e elas buscavam as tais principalmente em filme americanos. No filme Sabrina(1954), Audrey Hepburn impressionou com charme e feminilidade usando uma calça Capri justa.
Audrey Hepburn
Nos anos 60, os jovens queriam tomar suas próprias decisões na hora de se vestir, então, o estilista André Courrèges resolveu criar uma coleção que incluiu a calça como uma peça fundamental no armário das mulheres. Em 1966, foi criado um famoso smoking, por Yves Saint Laurent, que finalmente mostrou o lugar que as mulheres haviam alcançado, com feminilidade e atitude. Por volta daí, com a música disco e o movimento hippie, as pessoas começaram a usar as calças boca de sino e muitos outros tipos.
Mas foi apenas a partir do ano 2000 que a industria têxtil teve um super desenvolvimento e até hoje, são resgatados e recriados alguns modelos antigos e surgem ainda mais tipos diferentes de calças. Mas ainda assim, a calça que reina nos guarda roupas femininos é a skinny.


Nenhum comentário:

Postar um comentário